segunda-feira, 9 de junho de 2008

Garganta Seca


Há um tempo estava assistindo ao Jornal da Globo quando me deparei com uma notícia que me deu um nó na garganta. A matéria em questão era sobre a população castigada do nordeste que para variar enfrentava outro período de seca. Aquilo me tocou profundamente, mais ainda quando logo em seguida veio uma reportagem sobre as viagens internacionais dos parlamentares. Sobre toda essa indignação escrevi o artigo Garganta Seca que segue abaixo:


O Jornal da Globo mostrou ontem mais uma matéria sobre a seca no nordeste. Até aí, o telespectador não encontrou nenhuma novidade. Afinal, assistimos a essa escassez todos os anos. Crianças gritavam de alegria, não por causa de brincadeiras, mas sim porque o caminhão pipa, que traz água para população, chegava. “Olha o pipaaa” foi o que se ouviu de uma criança suja, sem camisa, de pés descalços e que há muito não via uma gota de água.
Todos os dias brasileiros abrem suas torneiras e não tem dificuldade em encontrar água potável para seu consumo, o que não acontece com a população do sertão nordestino. A maioria da população de outras regiões desconhece a felicidade do menino ao ver o pipa chegar.
A abordagem principal não era a seca de sempre, mas sim, que além de ser rara a passagem de caminhões-pipa pelas cidades, eles ficaram, acredite, ainda mais escassos. As prefeituras não dispõem mais de verbas para o abastecimento. A reportagem durou cerca de 30 segundos, passou, e o jornal continuou, assim como nossas vidas. Mas é aí que eu me pergunto: eu não utilizo água somente para fazer comida, utilizo para tomar banho, lavar roupa, e para tantas outras coisas mais, que não conseguiria me imaginar sem esse recurso. Então, me pergunto, se recebesse um balde de água para durar duas, ou mais semanas como iria sobreviver? Não tenho a mínima idéia, e se alguém tiver, por favor, me diga.
A matéria que veio em seguida mostrava deputados que apuram as denúncias das CPIs em viagem para os Estados Unidos para investigar operações bancárias obscuras de acusados. Então tá. O País não tem verba para os caminhões- pipa, mas dispõe para excursões internacionais. Essa lógica não me cai muito bem. Com essa história de mensalão, caixa dois, etc. o Brasil parou. O Congresso precisa aprovar o orçamento desse ano para que os caminhões- pipa voltem a abastecer o sertão.
Com o País parado, na tentativa de solucionar o insolucionável que é o recorrente mar de lama do Congresso, o resto da população, e digo resto porque o drama sofrido por eles não ganham mais que 30 segundos, é esquecido. Deixa para depois, agora temos que gastar com as viagens dos parlamentares, que vão atrás de contas ilegais que muitos deles criaram. Enquanto isso o povo morre de sede, e as crianças gritam, cada vez com a garganta mais seca, “Olha o pipaaaa”.

Nenhum comentário: